Currículo – Uma ferramenta de apresentação

O currículo é a principal ferramenta de apresentação de um candidato na busca por uma vaga de emprego. Portanto, deve ser elaborado com todo cuidado para que os resultados sejam alcançados, e melhor, que você consiga se destacar dos demais candidatos.

CONCEITO

Vem do latim, curriculum vitae, significa “trajetória de vida profissional”.

A finalidade do currículo é apresentar a trajetória profissional (formação, experiência, projetos realizados, conhecimento de línguas e outros fatores que ajudam a apresentação do profissional para o mercado de trabalho).

Cada pessoa é uma, por isso o currículo deverá estampar sua personalidade, sua capacidade, experiência e educação.

CURRÍCULO DIGITAL OU EM PAPEL?

NA ERA PÓS DIGITAL O currículo digital veio para ficar e, num mercado onde a tecnologia evoluiu, o tradicional currículo em papel começa a ser desvalorizado. Contudo algumas empresas continuam a receber o currículo impresso.

CURRÍCULO IMPRESSO

Ao redigir um currículo, três cuidados básicos devem ser considerados:

Objetividade

O selecionador não tem tempo a perder, seja objetivo.

Por mais experiência que você tenha o currículo não deve passar de duas páginas.

BOA APRESENTAÇÃO

  •  O currículo deve ser digitado e impresso, quando for entregar pessoalmente.
  • Evite a cópia da cópia para não passar a ideia de desatualização.
  • Imprima sempre em papel branco e evite os efeitos de negrito, sublinhado e sombreado.
  • Jamais apresente um currículo amassado e com rasuras.
  • O currículo deve ser atualizado antes de encaminhar para qualquer vaga.
  • Cuidado com erros de português, eles eliminam qualquer candidato.

Especificidade

  • Elabore um currículo para cada vaga desejada, ele deve parecer que foi escrito para uma empresa específica, candidatando-se a uma vaga específica.
    Obs. jamais falar que qualquer vaga serve, pois está desempregado (a) e aceita a vaga que tiver.
  • Relacione as experiências e cursos que tenha relação com a vaga desejada.
    Ex. Se busca uma vaga como secretária é pouco relevante citar que tem um curso de camareira e muita experiência nessa área.

ELABORANDO O CURRÍCULO

Partes do currículo

Destaque seu nome no inicio da página, centralizado, caixa alta e letra maior que o texto.

  1. Dados pessoais: endereço completo, fones e e-mail, número de registro profissional, se tiver.
  2. Objetivos: Citar a área que pretende atuar e a função.
    Ex. atuar na área administrativa como secretária executiva/assessoria executiva.
  3. Formação acadêmica: Em ordem decrescente, cite o curso, instituição e ano de conclusão.
    Obs. Não é necessário citar todos os graus de formação. Se você tem graduação é porque tem ensino médio, então não precisa relacionar.
    Cursos técnicos, de pós graduação e especialização são importantes citar.
  4. Experiência profissional, relacionar as empresas em ordem decrescente, função, período.
  5. Cursos complementares: relacione os cursos que tenha relação com a vaga que esta buscando.
  6. Informações complementares: tudo que for relevante para se destacar dos demais candidatos.
    Ex. intercambio em outros países, domínio de outras línguas, artigo escritos e trabalho voluntário.

  • Evite o autoelogio, como sou muito responsável, comunicativa, dedicada. Essas informações são passadas na entrevista.
  • Profissionais com muitos anos de trabalho devem evitar citar experiências profissionais e cursos realizados de 10, 20 anos atrás, cite os mais recentes.
  • Evite citar as mesmas atividades em cada experiência profissional, faça um resumo das suas principais habilidades.
  • Currículo com foto, somente se a empresa solicitar. Escolha uma foto formal, frontal, com poucos acessórios e maquiagem discreta.
  • A estética do currículo deve ser cuidada. Bom visual atrai o selecionador. Separar as informações em blocos.
  • Evite siglas e abreviaturas.
  • Idiomas: informar somente se tiver um grau de fluência. Nada adianta citar que possui inglês básico se não sabe falar nada.

Currículo / Curriculum vitae

As duas formas estão corretas e podem ser usadas, depende da preferência da pessoa.

Diz-se curriculum vitae ou currículo. Mas não misturar. É errado dizer currículo vitae.

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JUDITH DA PAIXÃO VIEIRA
Secretária Executiva/Docente de educação profissional
Visão Consultoria e Treinamentos

Referencia: MEDEIROS, João Bosco; HERNANDES, Sônia. Manual da Secretária. 12ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Empregabilidade no Mercado de Trabalho do Século 21

Empregabilidade no Mercado de Trabalho do Século 21

As oportunidade de emprego já não são as mesmas, os tempos mudaram. A Empregabilidade no Mercado de Trabalho traz aspectos para repensar a forma de ser do profissional do Século 21.

Empresas se ajustam

No século 21, tudo é mais veloz, mais dinâmico. Então, podemos ver que o mundo muda à uma velocidade que nem todos conseguem acompanhar; o futuro nos acena com mudanças cada vez mais rápidas; e, portanto, o mercado de trabalho também procura acompanhar estas mudanças. Assim, as empresas se reinventam para que sejam mais competitivas. Elas buscam formas para não perder o mercado, reduzem seus custos e oferecem melhores serviços.

Profissionais do futuro

Nesse mercado do futuro, precisamos de profissionais do futuro, e sobretudo a seleção e recrutamento de talentos acompanham estas mudanças. Hoje, o profissional disputado pelas organizações precisa desenvolver novas competências. Então, para garantir a tão sonhada empregabilidade, o profissional precisa estar atento às exigências da sua área de formação. Quanto mais qualificado e mais preparado, maior será a sua Empregabilidade no Mercado de Trabalho.

Competências

Há bem pouco tempo, bastava o profissional ter uma graduação para garantir uma vaga de emprego; mas hoje, isso só já não basta, pois as competências exigidas estão cada vez mais amplas e diversificadas. Em outras palavras, o profissional deve zelar por suas competências técnicas e que são inerentes à sua área de formação. Porém, sobretudo, é essencial desenvolver e aprimorar suas competências emocionais.

Na seleção de um profissional, as empresas procuram pelo mais qualificado tecnicamente. No entanto, o principal motivo para uma empresa demitir um funcionário é sempre o comportamental. Dessa forma, a capacidade e o conhecimento apenas já não bastam, é coisa comum. O profissional precisa desenvolver o equilíbrio emocional, com uma postura ética e relacionar-se com todo o tipo de público.

Qualifique-se!

O mundo corporativo está altamente globalizado, trazendo mudanças constantes e aceleradas. Como consequência, o conhecimento do profissional dura pouco e torna imperativo a busca de novos conhecimentos. Assim, para preservar a empregabilidade, é imprescindível aprender e aprimorar mais, é importante estar aberto a novas possibilidades. A boa noticia é que todas as competências, técnicas ou emocionais, podem ser desenvolvidas. Vários recursos então disponíveis para se qualificar e encontrar Empregabilidade no Mercado de Trabalho do Século 21.

Este é o momento de qualificar-se!

JUDITH DA PAIXÃO VIEIRA
Secretária Executiva/Docente de educação profissional
Visão Consultoria e Treinamentos

A Visão Consultoria e Treinamentos oferece qualificação e atualização nas áreas de assessoria executiva, administrativa e comportamental.

Veja nossos cursos, saiba quem somos

 

O importante é decidir… – Cora Coralina

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Mesmo quando tudo parece desabar,
cabe a mim decidir entre rir ou chorar,
ir ou ficar, desistir ou lutar;
porque descobri, no caminho incerto da vida,
que o mais importante é decidir.

Cora Coralina

Decida você também!

Comece organizando sua vida, mudando sua imagem pessoal, enriquecendo sua imagem profissional, invista em você, em sua carreira…

A Visão Consultoria e Treinamentos oferece qualificação e atualização nas áreas de assessoria executiva, administrativa e comportamental.

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Workshop Marketing Pessoal – Construindo resultados – 07/04/2018

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No dia 07/04, sábado, mais um “Workshop Marketing Pessoal – Construindo resultados por meio do autoconhecimento” com a facilitadora Profª Patrícia Ferreira.

Como anda sua marca pessoal? Você talvez não dê muito valor para ela atualmente, mas é preciso ter em mente que esse é um dos fatores mais decisivos na carreira.

Nesse workshop você aprenderá de forma prática a desenvolver o seu marketing pessoal por meio do autoconhecimento. Este significando o que somos e do que queremos para nós mesmos, levando em consideração as nossas emoções, os potenciais e limitações.

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