Comunicação via e-mail

Mande e-mails de maneira objetiva

A comunicação por meio digital virou um dos atrativos no mundo corporativo. O correio eletrônico (e-mail), por seu baixo custo e celeridade transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de informações e de documentos.

Porém o uso do e-mail da mesma forma que facilita o dia-a-dia dos usuários, quando usado indevidamente, pode tornar inconveniente e diminuir a produtividade.

No meio corporativo a linguagem usada é sempre a formal, requer cuidados de clareza, simplicidade, coerência e coesão entre as ideias. Atenção também para o tratamento dado a cada destinatário e feche de acordo com a formalidade do cargo.

Ao escrever comece sempre com o vocativo seguido de vírgula, desenvolva o assunto na ordem: introdução, desenvolvimento e conclusão, ou seja, comece com o assunto principal, forneça os detalhes e finalize.  Não use chavões que já caíram em desuso, vá direto ao ponto.

Escreva parágrafos curtos, escolha uma fonte que facilite a leitura, se precisar enumerar itens use marcador. Nos textos que informam data, hora e local coloque os itens um embaixo do outro, pois no meio pode passar despercebido.

Cuide da estética do seu texto, todos gostam de organização, não mande mensagens enormes, sem justificar, sem espaço entre os parágrafos, sem pontuação, vocativo e fechamento.

Faça uma revisão criteriosa antes de apertar a tecla enviar, principalmente verifique se está claro e sem duplo sentido.

O campo assunto deve ser preenchido de maneira atrativa, que chame a atenção do leitor para que seu e-mail seja lido, da mesma forma quando encaminhar um arquivo de anexo deve ser informado no texto.

Você pode incluir uma “assinatura” em todos os e-mails que enviar, um pequeno texto de uma ou duas linhas com suas informações de contado, nome, cargo, setor e telefone. O leitor quer saber quem está enviando a mensagem e para quem responder.

Nunca envie e-mails com assuntos confidenciais, difamatório ou preconceituoso, lembre-se que após o envio perde-se o controle e a mensagens pode passar por várias pessoas.

Para nos comunicar com clareza e eficiência, devemos entender que somos todos diferentes na maneira como percebemos o mundo e usar esse entendimento como um guia para nossa comunicação com os outros” Anthony Robbins, Poder sem limites

Judith da paixão Vieira
Secretária executiva/professora
Visão Consultoria e Treinamentos
www.visaoconsultoriadf.com.br

Currículo – Uma ferramenta de apresentação

O currículo é a principal ferramenta de apresentação de um candidato na busca por uma vaga de emprego. Portanto, deve ser elaborado com todo cuidado para que os resultados sejam alcançados, e melhor, que você consiga se destacar dos demais candidatos.

CONCEITO

Vem do latim, curriculum vitae, significa “trajetória de vida profissional”.

A finalidade do currículo é apresentar a trajetória profissional (formação, experiência, projetos realizados, conhecimento de línguas e outros fatores que ajudam a apresentação do profissional para o mercado de trabalho).

Cada pessoa é uma, por isso o currículo deverá estampar sua personalidade, sua capacidade, experiência e educação.

CURRÍCULO DIGITAL OU EM PAPEL?

NA ERA PÓS DIGITAL O currículo digital veio para ficar e, num mercado onde a tecnologia evoluiu, o tradicional currículo em papel começa a ser desvalorizado. Contudo algumas empresas continuam a receber o currículo impresso.

CURRÍCULO IMPRESSO

Ao redigir um currículo, três cuidados básicos devem ser considerados:

Objetividade

O selecionador não tem tempo a perder, seja objetivo.

Por mais experiência que você tenha o currículo não deve passar de duas páginas.

BOA APRESENTAÇÃO

  •  O currículo deve ser digitado e impresso, quando for entregar pessoalmente.
  • Evite a cópia da cópia para não passar a ideia de desatualização.
  • Imprima sempre em papel branco e evite os efeitos de negrito, sublinhado e sombreado.
  • Jamais apresente um currículo amassado e com rasuras.
  • O currículo deve ser atualizado antes de encaminhar para qualquer vaga.
  • Cuidado com erros de português, eles eliminam qualquer candidato.

Especificidade

  • Elabore um currículo para cada vaga desejada, ele deve parecer que foi escrito para uma empresa específica, candidatando-se a uma vaga específica.
    Obs. jamais falar que qualquer vaga serve, pois está desempregado (a) e aceita a vaga que tiver.
  • Relacione as experiências e cursos que tenha relação com a vaga desejada.
    Ex. Se busca uma vaga como secretária é pouco relevante citar que tem um curso de camareira e muita experiência nessa área.

ELABORANDO O CURRÍCULO

Partes do currículo

Destaque seu nome no inicio da página, centralizado, caixa alta e letra maior que o texto.

  1. Dados pessoais: endereço completo, fones e e-mail, número de registro profissional, se tiver.
  2. Objetivos: Citar a área que pretende atuar e a função.
    Ex. atuar na área administrativa como secretária executiva/assessoria executiva.
  3. Formação acadêmica: Em ordem decrescente, cite o curso, instituição e ano de conclusão.
    Obs. Não é necessário citar todos os graus de formação. Se você tem graduação é porque tem ensino médio, então não precisa relacionar.
    Cursos técnicos, de pós graduação e especialização são importantes citar.
  4. Experiência profissional, relacionar as empresas em ordem decrescente, função, período.
  5. Cursos complementares: relacione os cursos que tenha relação com a vaga que esta buscando.
  6. Informações complementares: tudo que for relevante para se destacar dos demais candidatos.
    Ex. intercambio em outros países, domínio de outras línguas, artigo escritos e trabalho voluntário.

  • Evite o autoelogio, como sou muito responsável, comunicativa, dedicada. Essas informações são passadas na entrevista.
  • Profissionais com muitos anos de trabalho devem evitar citar experiências profissionais e cursos realizados de 10, 20 anos atrás, cite os mais recentes.
  • Evite citar as mesmas atividades em cada experiência profissional, faça um resumo das suas principais habilidades.
  • Currículo com foto, somente se a empresa solicitar. Escolha uma foto formal, frontal, com poucos acessórios e maquiagem discreta.
  • A estética do currículo deve ser cuidada. Bom visual atrai o selecionador. Separar as informações em blocos.
  • Evite siglas e abreviaturas.
  • Idiomas: informar somente se tiver um grau de fluência. Nada adianta citar que possui inglês básico se não sabe falar nada.

Currículo / Curriculum vitae

As duas formas estão corretas e podem ser usadas, depende da preferência da pessoa.

Diz-se curriculum vitae ou currículo. Mas não misturar. É errado dizer currículo vitae.

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JUDITH DA PAIXÃO VIEIRA
Secretária Executiva/Docente de educação profissional
Visão Consultoria e Treinamentos

Referencia: MEDEIROS, João Bosco; HERNANDES, Sônia. Manual da Secretária. 12ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Empregabilidade no Mercado de Trabalho do Século 21

Empregabilidade no Mercado de Trabalho do Século 21

As oportunidade de emprego já não são as mesmas, os tempos mudaram. A Empregabilidade no Mercado de Trabalho traz aspectos para repensar a forma de ser do profissional do Século 21.

Empresas se ajustam

No século 21, tudo é mais veloz, mais dinâmico. Então, podemos ver que o mundo muda à uma velocidade que nem todos conseguem acompanhar; o futuro nos acena com mudanças cada vez mais rápidas; e, portanto, o mercado de trabalho também procura acompanhar estas mudanças. Assim, as empresas se reinventam para que sejam mais competitivas. Elas buscam formas para não perder o mercado, reduzem seus custos e oferecem melhores serviços.

Profissionais do futuro

Nesse mercado do futuro, precisamos de profissionais do futuro, e sobretudo a seleção e recrutamento de talentos acompanham estas mudanças. Hoje, o profissional disputado pelas organizações precisa desenvolver novas competências. Então, para garantir a tão sonhada empregabilidade, o profissional precisa estar atento às exigências da sua área de formação. Quanto mais qualificado e mais preparado, maior será a sua Empregabilidade no Mercado de Trabalho.

Competências

Há bem pouco tempo, bastava o profissional ter uma graduação para garantir uma vaga de emprego; mas hoje, isso só já não basta, pois as competências exigidas estão cada vez mais amplas e diversificadas. Em outras palavras, o profissional deve zelar por suas competências técnicas e que são inerentes à sua área de formação. Porém, sobretudo, é essencial desenvolver e aprimorar suas competências emocionais.

Na seleção de um profissional, as empresas procuram pelo mais qualificado tecnicamente. No entanto, o principal motivo para uma empresa demitir um funcionário é sempre o comportamental. Dessa forma, a capacidade e o conhecimento apenas já não bastam, é coisa comum. O profissional precisa desenvolver o equilíbrio emocional, com uma postura ética e relacionar-se com todo o tipo de público.

Qualifique-se!

O mundo corporativo está altamente globalizado, trazendo mudanças constantes e aceleradas. Como consequência, o conhecimento do profissional dura pouco e torna imperativo a busca de novos conhecimentos. Assim, para preservar a empregabilidade, é imprescindível aprender e aprimorar mais, é importante estar aberto a novas possibilidades. A boa noticia é que todas as competências, técnicas ou emocionais, podem ser desenvolvidas. Vários recursos então disponíveis para se qualificar e encontrar Empregabilidade no Mercado de Trabalho do Século 21.

Este é o momento de qualificar-se!

JUDITH DA PAIXÃO VIEIRA
Secretária Executiva/Docente de educação profissional
Visão Consultoria e Treinamentos

A Visão Consultoria e Treinamentos oferece qualificação e atualização nas áreas de assessoria executiva, administrativa e comportamental.

Veja nossos cursos, saiba quem somos

 

O importante é decidir… – Cora Coralina

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Mesmo quando tudo parece desabar,
cabe a mim decidir entre rir ou chorar,
ir ou ficar, desistir ou lutar;
porque descobri, no caminho incerto da vida,
que o mais importante é decidir.

Cora Coralina

Decida você também!

Comece organizando sua vida, mudando sua imagem pessoal, enriquecendo sua imagem profissional, invista em você, em sua carreira…

A Visão Consultoria e Treinamentos oferece qualificação e atualização nas áreas de assessoria executiva, administrativa e comportamental.

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Workshop Marketing Pessoal – Construindo resultados – 07/04/2018

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No dia 07/04, sábado, mais um “Workshop Marketing Pessoal – Construindo resultados por meio do autoconhecimento” com a facilitadora Profª Patrícia Ferreira.

Como anda sua marca pessoal? Você talvez não dê muito valor para ela atualmente, mas é preciso ter em mente que esse é um dos fatores mais decisivos na carreira.

Nesse workshop você aprenderá de forma prática a desenvolver o seu marketing pessoal por meio do autoconhecimento. Este significando o que somos e do que queremos para nós mesmos, levando em consideração as nossas emoções, os potenciais e limitações.

Saiba mais