Empregabilidade no Mercado de Trabalho do Século 21

As oportunidade de emprego já não são as mesmas, os tempos mudaram. A Empregabilidade no Mercado de Trabalho traz aspectos para repensar a forma de ser do profissional do Século 21.

Empresas se ajustam

No século 21, tudo é mais veloz, mais dinâmico. Então, podemos ver que o mundo muda à uma velocidade que nem todos conseguem acompanhar; o futuro nos acena com mudanças cada vez mais rápidas; e, portanto, o mercado de trabalho também procura acompanhar estas mudanças. Assim, as empresas se reinventam para que sejam mais competitivas. Elas buscam formas para não perder o mercado, reduzem seus custos e oferecem melhores serviços.

Profissionais do futuro

Nesse mercado do futuro, precisamos de profissionais do futuro, e sobretudo a seleção e recrutamento de talentos acompanham estas mudanças. Hoje, o profissional disputado pelas organizações precisa desenvolver novas competências. Então, para garantir a tão sonhada empregabilidade, o profissional precisa estar atento às exigências da sua área de formação. Quanto mais qualificado e mais preparado, maior será a sua Empregabilidade no Mercado de Trabalho.

Competências

Há bem pouco tempo, bastava o profissional ter uma graduação para garantir uma vaga de emprego; mas hoje, isso só já não basta, pois as competências exigidas estão cada vez mais amplas e diversificadas. Em outras palavras, o profissional deve zelar por suas competências técnicas e que são inerentes à sua área de formação. Porém, sobretudo, é essencial desenvolver e aprimorar suas competências emocionais.

Na seleção de um profissional, as empresas procuram pelo mais qualificado tecnicamente. No entanto, o principal motivo para uma empresa demitir um funcionário é sempre o comportamental. Dessa forma, a capacidade e o conhecimento apenas já não bastam, é coisa comum. O profissional precisa desenvolver o equilíbrio emocional, com uma postura ética e relacionar-se com todo o tipo de público.

Qualifique-se!

O mundo corporativo está altamente globalizado, trazendo mudanças constantes e aceleradas. Como consequência, o conhecimento do profissional dura pouco e torna imperativo a busca de novos conhecimentos. Assim, para preservar a empregabilidade, é imprescindível aprender e aprimorar mais, é importante estar aberto a novas possibilidades. A boa noticia é que todas as competências, técnicas ou emocionais, podem ser desenvolvidas. Vários recursos então disponíveis para se qualificar e encontrar Empregabilidade no Mercado de Trabalho do Século 21.

Este é o momento de qualificar-se!

JUDITH DA PAIXÃO VIEIRA
Secretária Executiva/Docente de educação profissional
Visão Consultoria e Treinamentos

A Visão Consultoria e Treinamentos oferece qualificação e atualização nas áreas de assessoria executiva, administrativa e comportamental.

Veja nossos cursos, saiba quem somos

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *